segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Alfa-cetoglutarato?

O estudo da vida é, por natureza, detalhado e minuncioso, afinal, bilhões de anos de seleção natural vêm moldando organismos cada vez mais complexos e aptos a sobreviverem em ambientes cada vez mais variados, ocupando nichos ecológicos cada vez mais novos ou sobrepondo nichos já existentes. E tão grande complexidade e sincronia se dão nos vários níveis de organização da vida, desde os mais abrangentes conceitos de biosfera até as peculiaridades atomicas de cada elemento químico. E átomos são as subunidades do alfa-cetoglutarato que, pois, é uma molécula.


O alfa-cetoglutarato é uma molécula estruturalmente simples, formada por dois grupos carboxila (um em cada extremidade), um grupo cetona no segundo carbono e mais dois carbonos entre o grupo cetona e a outra carboxila. Esquematicamente:





Bonita. Agora você pergunta "Onde posso encontrá-la?" e eu respondo: em qualquer célula do seu corpo, e podemos ir muito mais além, qualquer organismo que precise de energia (ou seja, todos) precisa obter energia de algum lugar. Os autótrofos são a fonte dessa matéria orgânica, utilizando uma parte dela para o seu próprio metabolismo e outra parte é ingerida pelos heterótrofos que também a utilizarão no seu metabolismo.


O metabolismo é a palavra, ou caminho, chave para encontrar a alfa-cetoglutarato. Mais especificadamente o metabolismo envolvido na liberação de energia contida nas moléculas de glicose.


Seguindo a via metabólica de uma molécula de glicose chegamos até o citoplasma celular, onde ocorre a glicólise formando duas moléculas de piruvato. Esse piruvato vai reagir com a coenzima-A formando a acetil-CoA que irá entra na mitocôndria. Essa acetil-CoA vai entrar no ciclo de Krebs e depois de três transformações, descritas mais a frente, encontraremos, finalmente, a alfa-cetoglutarato. Sejam bem-vindos!

2 comentários:

Focc@ disse...

E ae pessoal...vocês podem fazer de uma maneira mais informal também...mas de qualquer maneira está muito legal...
Por acaso vocês não copiaram isso da Internet né??? eu vou prcurar e depois eu falo com vocês...

Focc@ disse...

Fiquei com uma dúvida...queria ver as vias que ele participa..não apenas ler sobre elas...e como ele se relaciona com outras moléculas???